quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tabu Reloaded

Finalmente arrancou a campanha para as presidenciais! E para aqueles que esperavam um jogo de espiões altamente tecnológico e com efeitos especiais... bom... frustrem-se! Temos um jogo de chinquilho ao som do Quim Barreiros!

Mas voltando à seriedade, se é que isso é possível: continuamos com o tabu. O que o PR ontem falou ao país pouco ou nada acrescentou para o esclarecimento dos portugueses, pelo contrário: baralhou.

Do que li no discurso do Presidente da República tenho, ponto por ponto, algumas coisas a dizer:

1. Se só os Chefes da Casa Civil e Militar é que podem falar em nome do presidente porque é que não sanou a questão logo a nascença?

2. As circunstâncias já tinham exigido a sua interpretação anteriormente. Os portugueses têm o direito de saber, de facto, o que se passa em tempo real, não um mês depois.

3. Um declaração ambígua, a de 28 de Agosto, que em nada esclareceu as pessoas, só acicatou a comunicação social e todo o debate político eleitoral, completamente desviado de questões bem mais importantes.

4. E se assim foi foram bem sucedidos, os que quiseram envolver o Presidente nas eleições, mas o mesmo foi cúmplice da situação e não está minimamente isento de culpas! Para além disso tem dúvidas?! Dúvidas têm os cidadãos preocupados com questões reais, como pagarem as suas contas ao fim do mês! As instituições servem para garantir estabilidade e nas quais possamos confiar, sem dúvidas e incertezas!

5. Continuam as dúvidas…

6. Ética jornalística à parte essa teria sido a oportunidade de ouro para esclarecer a questão de forma lúcida e coerente!

7. Se ninguém, para além dos Chefes da Casa Civil e Militar, o poderia fazer, deveria ter tido uma atitude explícita sobre o assunto. Se tudo não passou de uma mentira em que surgiu o nome do seu assessor, porque não o manteve nas antigas funções?

8. Só hoje?! E como é que não tinha essa percepção de que não existem sistemas informáticos infalíveis?! Estamos no séc. XXI, Sr. Presidente!

9. Ok. Partilhamos consigo a dúvida. Afinal o Sr. Presidente sabe o mesmo que nós: nada! Neste tempo todo não teve tempo para esclarecer dúvidas e para nos esclarecer a nós!

Este comunicado ao país é, na verdade, o desabafo de Cavaco Silva, não uma tomada de posição presidencial. O que mais senti depois de tudo o que ouvi e li é o factor instabilidade. Mantém-se dúvidas, permanece a nuvem da incerteza do que realmente aconteceu! Mas tudo isto não passa de um "fait divers", a informação e contra-informação de assessores políticos que têm precisamente essa função, o que não se entende é o silêncio e, por fim, menos se entende a explicação. O que era uma unha encravada corre o risco de se tornar gangrena...

Sem comentários:

Enviar um comentário