sexta-feira, 25 de setembro de 2009

?!?!?!?!?!?!

É com espanto que hoje leio esta notícia: Associação das PMEs recomenda voto contra PS. Para além de uma ingerência grave, creio que os pressupostos apontados são vergonhosos. As PME's pagam mais impostos? Pagam. O Fisco apertou o cerco? Apertou. São factos, mas são necessidades! Depois do descontrolo que existiu no que se refere a contabilidades bem feitas e a impostos que não eram pagos alguma coisa tinha que ser feita. E foi bem feita.

Mas quando trazem à baila as insolvências não posso deixar de me irritar! Para alguns empresários esta crise deu jeito, aproveitaram para fechar as empresas que estavam carregadas de dívidas ao Estado e fornecedores para, logo de seguida, abrirem outras. Falo com conhecimento de causa e sabendo que certas pessoas se passeiam livremente por aí enquanto algumas outras empresas realmente lutam por ter tudo certo e por pagar as contas que estes outros não pagaram. Há empresários que preferem não ter grandes carros, grandes ordenados, mas ter a sua empresa à tona e esperar o dia em que se poderão dar a esse "luxo".

Na minha área de negócios faliu uma empresa. Dois meses antes de entrar com o processo de insolvência fez encomendas de mais de 300.000€ a fornecedores. Não pagou, mas faliu. O material desapareceu, mas em 15 dias os mesmos senhores tinham uma outra empresa com exactamente os mesmos produtos para vender. Estranho, não é? Para além de ser uma concorrência altamente desleal, os fornecedores, para se blindarem deste tipo de atitudes, alteram as condições comerciais, dificultando a vida aos clientes que tentam sobreviver à crise. Nós continuamos e pagamos o impostos, negociamos como podemos e vamos andando falando de injustiça.

Talvez esta Associação deva promover workshops de ética, talvez assim conseguissemos uma economia mais competitiva!

Sem comentários:

Enviar um comentário